Quem pode ser Teleconsultor?
Por Austin / 2022-04-01
- Quem pode ser Teleconsultor?
- Qual o papel do Telerregulador no serviço de teleconsultoria?
- Quais os objetivos da telessaúde?
- O que é Teleconsultoria assíncrona?
- Qual o papel do Teleconsultor?
- O que é telediagnóstico?
- Quando surgiu a Telessaude?
- Qual é o papel de uma rede de telessaúde para o Sustema úncio de saúde como o brasileiro?
- Como funciona a teleconsultoria na saúde?
- Quando é encaminhada a teleconsultoria?
- Como a teleconsultoria deve ser prestada?

Quem pode ser Teleconsultor?
Quem são os teleconsultores? Todos os profissionais têm formação e experiência de trabalho na Atenção Básica. O que eu posso perguntar? Questões relacionadas à Atenção Básica: problemas comuns de saúde; relações en- tre os indivíduos, suas famílias e a comunidade; processo de trabalho das equipes de saúde.
Qual o papel do Telerregulador no serviço de teleconsultoria?
Essa tarefa cabe ao telerregulador, que define qual o melhor teleconsultor para cada caso e obedece aos prazos definidos pela legislação. Esse intermédio amplia a autonomia e a capacidade resolutiva de quem está solicitando esse apoio remoto, ampliando a perspectiva de educação permanente.
Quais os objetivos da telessaúde?
Tem como objetivos fortalecer e melhorar a qualidade do atendimento da atenção básica no Sistema Único de Saúde (SUS), integrando ensino e serviço por meio de ferramentas e tecnologias da informação e da comunicação. Quais serviços o Telessaúde Brasil Redes disponibiliza?
O que é Teleconsultoria assíncrona?
Legislação da teleconsultoria no Brasil A modalidade mais comum é a assíncrona, na qual as dúvidas são enviadas via e-mail, aplicativo, chat ou qualquer outro sistema de atendimento remoto, e respondidas no prazo máximo de 72 horas.
Qual o papel do Teleconsultor?
Um teleconsultor, ao receber uma questão de um profissional/técnico da saúde, fará uma pesquisa para saber o que há de mais recente publicado para responder à questão determinada, como por exemplo, como tratar escaras de decúbito.
O que é telediagnóstico?
Telediagnóstico é a emissão de laudo ou avaliação de exames através de dados de imagens e gráficos enviados pela internet. Trata-se do uso das modernas tecnologias para fornecer informação e atenção médica a pacientes e outros profissionais de saúde situados em locais distantes.
Quando surgiu a Telessaude?
O Telessaúde Brasil Redes é um programa instituído em 2007 pelo Ministério da Saúde sob coordenação da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS).
Qual é o papel de uma rede de telessaúde para o Sustema úncio de saúde como o brasileiro?
O Telessaúde tem por objetivo apoiar a consolidação das Redes de Atenção àSaúde ordenadas pela Atenção Básica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). IV -Tele-educação: conferências, aulas e cursos, ministrados por meio da utilização das tecnologias de informação e comunicação.
Como funciona a teleconsultoria na saúde?
- A aplicação da teleconsultoria na saúde tem feito a diferença na atenção básica, apoiando abordagens assertivas e diminuindo o encaminhamento a especialistas. Como braço essencial na oferta de serviços de telessaúde, as consultorias rompem barreiras geográficas e permitem a troca de informações entre profissionais de saúde por todo o Brasil.
Quando é encaminhada a teleconsultoria?
- Caso necessário, a teleconsultoria é encaminhada pelo plantonista a um especialista, de acordo com a lista de especialidades disponíveis no serviço: As teleconsultorias são respondidas pelos plantões reguladores em até 24 horas de Segunda a Sexta-feira.
Como a teleconsultoria deve ser prestada?
- Além da teleconsultoria, o Telessaúde Brasil Redes inclui Tele diagnóstico, Tele-educação e Segunda Opinião Formativa. A principal norma nesse campo é a Portaria MS nº 2., que oficializou o Telessaúde Brasil Redes e definiu os termos em que a teleconsultoria deve ser prestada.