O que é classificação e taxonomia?
Por Zaneta / 2021-10-07
Índice:

O que é classificação e taxonomia?
A classificação biológica é um sistema utilizado para organizar os seres vivos por meio de critérios preestabelecidos. A taxonomia é a área da biologia responsável por identificar, nomear e classificar os seres vivos.
O que é a taxonomia?
A taxonomia é a área da Biologia dedicada à organização e classificação dos seres vivos. É uma área de extrema importância, pois, afinal de contas, lida com uma quantidade absurda de espécimes e, sem uma devida classificação, seria impossível o estudo preciso e vital para a melhoria de conhecimento do mundo natural.
Quais são as categorias de táxons atuais?
- As principais categorias taxonômicas ou táxons atuais, são em ordem decrescente: REINO → FILO ou DIVISÃO → CLASSE → ORDEM → FAMÍLIA → GÊNERO → ESPÉCIE Em alguns casos há variações dessas categorias utilizando os prefixos “super” e “sub” como superordens, subgêneros, entre outros.
Qual a importância da taxonomia?
- A taxonomia é a área da Biologia dedicada à organização e classificação dos seres vivos. É uma área de extrema importância, pois, afinal de contas, lida com uma quantidade absurda de espécimes e, sem uma devida classificação, seria impossível o estudo preciso e vital para a melhoria de conhecimento do mundo natural.
Qual a origem dos táxons?
- A evolução estipula que os indivíduos se relacionam na descendência deles, que vem de um ancestral em comum. Sendo assim, como há um ancestral comum entre os táxons, a história evolutiva é contada com base nas novidades evolutivas (modificações).
Quais foram os primeiros estudos da taxonomia?
- Mais de 1500 anos se passaram antes que novos estudos na área da taxonomia fossem suficientemente relevantes para substituírem os textos dos antigos gregos e romanos. A Taxonomia, tal como conhecemos, foi fundada pelo médico e botânico sueco Carl von Linné (Lineu, para os brazucas).
⇐ Artigo anterior
Próximo artigo ⇒