Qual a diferença entre TVP e TEP?
Por Siobhan / 2022-07-28
- Qual a diferença entre TVP e TEP?
- Quais os fatores de risco para a doença tromboembólica No idosos?
- Quais os fatores pessoais e ambientais que predispõe a pessoa desenvolver um trombo?
- O que é diagnóstico TEP?
- Como é feito o diagnóstico da embolia pulmonar?
- Qual o custo do tratamento de TVP e TEP?
- Quais são os possíveis diagnósticos de TEP?
- Quais são os sinais e sintomas de TEP?
- Quais são os fatores de risco para a TEP?

Qual a diferença entre TVP e TEP?
O termo tromboembolismo venoso (TEV) inclui duas condições frequentes, que são a trombose venosa profunda (TVP) e o tromboembolismo pulmonar (TEP), sendo esta a causa de morte evitável mais comum no paciente hospitalizado.
Quais os fatores de risco para a doença tromboembólica No idosos?
Os principais fatores de risco para TEV são: trauma não cirúrgico e cirúrgico, idade > 40 anos, TEV prévio, imobilização, doença maligna, insuficiência cardíaca, infarto do miocárdio, paralisia de membros inferiores, obesidade, veias varicosas, uso de estrogênio, parto, doença pulmonar obstrutiva crônica.
Quais os fatores pessoais e ambientais que predispõe a pessoa desenvolver um trombo?
(BARROS, 2008). Esta doença esta associada a diversos fatores predisponentes como hereditariedade, hospitalização, cirurgias, terapia estrogênica, idade, uso de anticoncepcionais, etc.
O que é diagnóstico TEP?
O diagnóstico do tromboembolismo pulmonar agudo é baseado na probabilidade clínica, uso do dímero D (quando disponível) e na avaliação por imagem. Os principais métodos de imagem utilizados no diagnóstico são representados por cintilografia ventilação-perfusão, angiografia pulmonar e tomografia computadorizada (TC).
Como é feito o diagnóstico da embolia pulmonar?
Os médicos costumam diagnosticar a embolia pulmonar procurando por uma obstrução da artéria pulmonar através da angiografia por tomografia computadorizada (TC) ou cintilografia pulmonar.
Qual o custo do tratamento de TVP e TEP?
- Juntas elas geram um custo de mais de 3 bilhões de dólares. Conheça as novidades no diagnóstico e tratamento de TVP e TEP! O American College of Chest Physicians (ACCP) publicou um guideline em 2015 para tratamento antitrombótico em pacientes com o tromboembolismo venoso (TEV).
Quais são os possíveis diagnósticos de TEP?
- Ele é muito útil para avaliar os possíveis diagnósticos diferenciais de TEP, como pneumonias, derrames pleurais e congestão pulmonar. Achados inespecíficos são podem ser vistos em alguns casos: atelectasias laminares, aumento da área cardíaca (direita)]
Quais são os sinais e sintomas de TEP?
- Os sinais e sintomas de TEP são muito inespecíficos, logo, o que nos ajuda na conduta diagnóstica são os escores de probabilidade pré teste! Entretanto, há um achado que SEMPRE deve levantar suspeita de TEP: DISPNEIA SÚBITA! Antes de tudo, devemos reunir duas coisas: sinais e sintomas e fatores de risco.
Quais são os fatores de risco para a TEP?
- Esses fatores de risco podem ser Hereditários ou Adquiridos e em deve ser ligado o alerta em TODO paciente que tenha tenha algum desses fatores. Além disso, devemos ter em mente que os fatores servem tanto para TEP como para TVP! Os fatores de risco estão intimamentes linkados com a fisiopatologia da doença: formação de trombos.