O que é o sistema TNM e qual a sua relação com o estadiamento tumoral?
Por Clemmy / 2021-11-13
Índice:

O que é o sistema TNM e qual a sua relação com o estadiamento tumoral?
O Sistema TNM para descrever a extensão anatômica da doença está baseado na avaliação de três componentes: T - a extensão do tumor primário. N - a ausência ou presença e a extensão de metástase em linfonodos regionais. M - a ausência ou presença de metástase à distância.
Quais são os tipos de câncer no sistema TNM?
- No sistema TNM, a cada tipo de câncer é atribuída uma letra ou número para descrever o tumor, linfonodos e metástases. T para o tumor primário. N para linfonodos. O câncer que se disseminou para os linfonodos próximos. M para metástase. O câncer que se disseminou para partes distantes do organismo.
Qual é a padronização da classificação TNM?
- Isto é o resultado da nossa intenção de se ter somente uma padronização e reflete os esforços cooperati- vos feitos pelos comitês nacionais da classificação TNM para se alcançar uniformidade neste campo. As alterações feitas entre as quinta e sexta edições estão indicadas por uma barra vertical, localizada no lado esquerdo do texto.
Quais são as regras gerais do sistema TNM?
- Regras Gerais do Sistema TNM O Sistema TNM para descrever a extensão anatômica da doença tem por base a avaliação de três componentes: T = Na extensão do tumor primário N = Na ausência ou presença de linfonodos regionais M = Na ausência ou presença de metástase à distância
Como funciona o estadiamento de uma neoplasia maligna?
- Enfim, o estadiamento de uma neoplasia maligna requer, por parte do médico, conhecimentos básicos sobre o comportamento biológico do tumor que se estadia e sobre o sistema de estadiamento adotado. Um estadiamento bem conduzido leva a condutas terapêuticas corretamente aplicadas.
⇐ Artigo anterior
Próximo artigo ⇒