O quê TPM Lean?
Por Emlynn / 2022-03-14
- O quê TPM Lean?
- O que é ferramenta TPM?
- O que é TPM em uma empresa?
- Quais são os 7 pilares da TPM?
- Qual a relação da TPM com os sistemas de gestão da qualidade?
- Quais são os principais objetivos da TPM?
- Como funciona o TPM?
- Como implantar a metodologia TPM?
- Quais são as perdas do TPM?
- Quais são os pilares do TPM?

O quê TPM Lean?
O TPM lean manufacturing estimula a responsabilidade por seus equipamentos e ferramentas de trabalho. Para manter isso, os funcionários são orientados a fazerem as tarefas de limpeza e a serem pró-ativos em suas atividades. Enfim, é possível otimizar cerca de mais de 90% as horas de manutenção não planejada.
O que é ferramenta TPM?
Total Productive Maintenance (TPM) (em português, Manutenção Produtiva Total) é um sistema desenvolvido no Japão a fim de eliminar perdas, reduzir paradas, garantir a qualidade e diminuir custos nas empresas com processos contínuos.
O que é TPM em uma empresa?
O termo TPM foi definido originalmente pelo JIPM (Japan Institute of Plant Maintenance) e é um método de gestão que identifica as perdas existentes no processo produtivo e administrativo, maximiza a utilização do ativo industrial e garante a geração de produtos de alta qualidade a custos competitivos.
Quais são os 7 pilares da TPM?
Os 8 pilares da TPM (Manutenção Produtiva Total)
- Manutenção autônoma. ...
- Manutenção planejada. ...
- Manutenção da qualidade. ...
- Melhorias específicas. ...
- Controle inicial. ...
- Educação e treinamento. ...
- Segurança, saúde e meio ambiente. ...
- Administrativo.
Qual a relação da TPM com os sistemas de gestão da qualidade?
A ferramenta TPM traz, como um de seus objetivos, a oportunidade para que profissionais de processos, qualidade, produção e manutenção possam compreender e discutir quais destes fatores são os mais importantes para implementar com eficácia as ferramentas para a melhoria de desempenho e produtividade.
Quais são os principais objetivos da TPM?
A manutenção produtiva total, também conhecida como total productive maintenance (TPM), trata-se de uma ferramenta utilizada na indústria, com o objetivo de otimizar a eficiência dos processos.
Como funciona o TPM?
- O TPM combina as manutenções pró-ativas, preditivas e preventivas de uma forma que maximiza a performance e eficiência operacional dos equipamentos. Ele mescla as habilidades do pessoal de manutenção e produção, colocando uma forte ênfase no desenvolvimento técnico dos operadores para que eles possam ajudar a manter seus equipamentos.
Como implantar a metodologia TPM?
- O primeiro passo para buscar a implantação da metodologia TPM é implantar a metodologia 5s. O 5s é a base que dará sustentação ao programa e irá preparar a fábrica para toda a mudança que será provocada pelo TPM. O TPM traz um impacto muito grande na rotina de trabalho dos colaboradores e envolve um grande processo de mudança cultural.
Quais são as perdas do TPM?
- O TPM busca acabar com seis tipos de perdas que afetam a grande maioria dos processos produtivos, sendo elas: Quebras: aqui são as perdas relacionadas a quantidade de itens não produzidos por conta de quebras no equipamento. Setup: aqui é a quantidade de itens que não foram produzidos devido ao tempo perdido no setup das máquinas.
Quais são os pilares do TPM?
- Cada pilar contribui para o objetivo do TPM que é eliminar as causas de defeitos e quebras dos equipamentos através de um sistema de manutenção alinhado com as necessidades de produção. Para engajar a equipe inteira na busca pela qualidade total, conheça a função de cada um dos pilares.