Como saber se tenho escápula alada?
Por Cristi / 2022-07-26
- Como saber se tenho escápula alada?
- Como tratar lesão na escápula?
- Como avaliar a discinesia escapular?
- Qual a principal causa da Discinese escapular?
- Qual a função da escápula?
- Quais são os movimentos da escápula?
- Quais são os tipos de discinesia escapular?
- Como destravar o ombro?
- Qual a função da escápula?
- Por que a escápula é deslocada?
- Como é feito o diagnóstico da escápula?
- Qual a causa da dor na escápula?

Como saber se tenho escápula alada?
Sintomas. Na maioria dos casos o sintoma mais presente é a dor no ombro, com foco ao redor da escápula. Outros sinais da Escápula Alada são perda da força, formigamento do braço e presença de estalos perto da escápula.
Como tratar lesão na escápula?
O que fazer: a maioria das fraturas de escápula são tratadas através do uso de medicamentos para aliviar a dor, fisioterapia e imobilização com tipoia e talas, entretanto, em casos mais graves, pode ser recomendada cirurgia.
Como avaliar a discinesia escapular?
Diagnóstico. O diagnóstico da discinesia escapular é feito com base no exame clínico constituído por inspeção da posição escapular durante o repouso e do comportamento da escápula durante a elevação do membro superior.
Qual a principal causa da Discinese escapular?
Desequilíbrio muscular (funcional) É a causa mais mais comum de discinesia da escápula. Existem 3 músculos principais para estabilizar a escápula, que são: serrátil anterior, porção superior do trapézio e porção inferior do trapézio.
Qual a função da escápula?
A escápula é um osso plano recoberto por músculos, com a dupla função de estabilizar e permitir a mobilidade do ombro, movendo-se contra a parede torácica por um mecanismo de deslizamento entre diferentes planos musculares.
Quais são os movimentos da escápula?
Em relação as ações musculares, podemos definir como movimentos padrões da escápula : a elevação, depressão, protração, retração, rotação para cima e rotação para baixo, que influenciam nos movimentos do braço.
Quais são os tipos de discinesia escapular?
Os movimentos das escápulas acontecem em três níveis: o sagital, que é a inclinação anterior e posterior; o frontal, caracterizado pela rotação; e o transverso, que é a rotação interna e externa. Qualquer alteração em um desses movimentos, independente da causa, é nomeada de discinesia da escápula.
Como destravar o ombro?
Assim como os alongamentos, exercícios diários ajudam a minimizar as dores e a aumentar a flexibilidade dos músculos. De início, eleve os ombros até as orelhas e segure por alguns segundos. Depois solte os ombros e relaxe. Mova os ombros em círculos várias vezes.
Qual a função da escápula?
- A escápula tem uma importante função, dentro dos mecanismos de movimento dos membros superiores, mais especificamente dos ombros. Por isso, desvios e desordens como a discinesia escapular (também conhecida como escápula alada) trazem inúmeros problemas de mobilidade ou funcionalidade.
Por que a escápula é deslocada?
- Geralmente é resultado de um golpe violento no ombro ou nas costas. A escápula pode ser deslocada por uma lesão ou disfunção dos próprios músculos ou dos nervos que abastecem os músculos, sendo as principais causas :
Como é feito o diagnóstico da escápula?
- O diagnóstico é feito por um médico ortopedista através de exame físico, sendo que pode ser solicitado a realização de eletromiografia para analisar o funcionamento dos músculos na região da escápula. Confira mais como é feito o exame de eletromiografia e para que serve.
Qual a causa da dor na escápula?
- A dor na escápula pode ser provocada por alterações e doenças como lesão muscular, fibromialgia, escápula alada e bursite que podem ser causadas por atividade física em excesso, traumas ou fratura. Confira mais sobre outras causas de dor na escápula e o que fazer