O que significa trombocitemia?
Por Petronella / 2022-07-07
- O que significa trombocitemia?
- Quais os sintomas da trombocitemia essencial?
- Como tratar trombocitemia?
- O que pode causar as plaquetas altas?
- Por que a trombocitopenia pode causar problemas de saúde?
- Qual o tratamento adequado para trombocitose?
- Qual a causa da trombocitopenia periférica?
- Quais são os ensaios para trombocitose?

O que significa trombocitemia?
A Trombocitemia Essencial, também denominada trombocitemia idiopática, trombofilia essencial ou trombocitose essencial, é uma desordem mieloproliferativa crônica, caracterizada por proliferação de megacariócitos na medula óssea (MO), levando ao aumento persistente de plaquetas circulantes.
Quais os sintomas da trombocitemia essencial?
Existem Sinais e Sintomas da Trombocitemia Essencial?
- Distúrbios visuais, como pontos brilhantes na visão;
- Dores de cabeça;
- Tontura e fraqueza;
- Trombose (dor, sensação de queimação, mudanças na cor da pele e inchaço na região das pernas);
- Aumento do baço;
Como tratar trombocitemia?
O tratamento para a trombocitemia essencial tem como objetivo diminuir o risco de trombose e hemorragia, sendo normalmente recomendado pelo médico o uso de medicamentos para diminuir a quantidade de plaquetas no sangue, como Anagrelida e a Hidroxiureia, por exemplo.
O que pode causar as plaquetas altas?
O aumento no número de plaquetas, também chamado de plaquetose ou trombocitose, pode acontecer devido a causas patológicas ou fisiológicas, com exercício intenso, trabalho de parto, altitude elevada, tabagismo, estresse ou uso de adrenalina, por exemplo.
Por que a trombocitopenia pode causar problemas de saúde?
- Desta forma, uma pessoa que contenha o problema, pode demorar mais tempo do que o comum para formar as conhecidas “casquinhas” as quais servem para encobrir ferimentos. A Trombocitopenia pode não causar problemas de saúde.
Qual o tratamento adequado para trombocitose?
- O diagnóstico baseia-se na contagem de plaquetas > 450.000/mcL, massa eritrocitária normal ou hematócrito normal com depósitos adequados de ferro e ausência de mielofibrose, cromossomo Filadélfia (ou rearranjo BCR-ABL) ou doenças reativas que podem causar trombocitose. O tratamento é controverso, mas pode incluir ácido acetilsalicílico.
Qual a causa da trombocitopenia periférica?
- Na trombocitopenia periférica, a baixa contagem de plaquetas se deve à destruição desse componente do sangue. A púrpura trombocitopênica idiopática, de origem autoimune, é a causa mais comum da trombocitopenia periférica. Além disso, a destruição pode ocorrer por vasculite, dengue, doença de Lyme e infecção generalizada (sepse).
Quais são os ensaios para trombocitose?
- Se há suspeita de trombocitemia essencial, hemograma completo (HC), esfregaço de sangue periférico, exames para ferro e testes genéticos, incluindo um ensaio quantitativo para JAK2 V617F, devem ser realizados juntamente com um ensaio para BCR-ABL a fim de excluir leucemia mieloide crônica (LMC, que pode ocorrer manifestando apenas trombocitose).
O que significa transparência habitual dos campos Pleuro pulmonares?