Qual a diferença entre Totem e Tabu?
Por Charlotta / 2021-11-06

Qual a diferença entre Totem e Tabu?
O totem é geralmente um animal que demarca os limites, deveres e direitos do grupo e entre os grupos, e será a partir do totemismo que surgirá a exogamia. O tabu é proveniente do totem e expressa o sagrado, o proibido. A organização totêmica impõe a lei a que todos devem ser submeter.
Quem inventou o tabu?
James Cook O termo foi primeiramente registrado pelo capitão James Cook durante sua visita a Tonga em 1771. Foi, então introduzido na língua inglesa, difundindo-se posteriormente para outras línguas.
O que significa tabu na psicologia?
Desta perspectiva antropológica, o tabu diz respeito a uma proibição de inspiração religiosa, um interdito a determinadas ações ou comportamentos que são considerados impuros, nocivos, danosos. ... Se praticados podem geram uma fúria e uma punição de origem sobrenatural.
Qual assunto é considerado tabu na cultura brasileira?
Apontado por historiadores como tendo sido comum no passado, o aborto passou a ser criminalizado no Brasil a partir da década de 1940. Ilegalidade não impede a prática e tema, apesar de discutido por defensoras do direito da mulher, permanece tabu no país.
Qual a origem do tabu?
- A origem do tabu é imposta por si só e sua origem é desconhecida. O tabu protege o totem. Característica do Tabu: Freud apresenta três, sendo elas: o animismo, magia e onipotência dos pensamentos.
Qual a finalidade desses tabus?
- Então, os tabus teriam finalidade outra de proteger os totens e qualquer violação teria como punição uma doença inexplicável, até mesmo a morte. "Eles brotam ali onde os mais primitivos e mais duradouros instintos humanos têm sua origem, no temor à ação dos poderes demoníacos [Wundt]", (Pag. 18).
Por que a análise do tabu é exaustiva?
- A análise do tabu aparece como tentativa segura e exaustiva de solução do problema. Já a análise sobre o totemismo limita-se a declarar que "é isto o que a observação psicanalítica pode contribuir, no momento, para esclarecer a questão do totem".
Qual a relação entre tabu e Ambivalência Emocional?
- Em "Tabu e ambivalência emocional", Freud considera a relação de tabus para o totemismo. Freud usa os seus conceitos de projeção e ambivalência, que ele desenvolveu durante seu trabalho com pacientes neurológicos em Viena, para discutir a relação entre tabu e totemismo.