O que acontece se a grávida tiver toxoplasmose?
Por Chelsey / 2021-12-13
Índice:

O que acontece se a grávida tiver toxoplasmose?
A toxoplasmose geralmente é assintomática e passa despercebida. No entanto, gestantes que apresentam a doença podem transmiti-la para o bebê, o que pode levar ao aborto, danos neurológicos, retardo mental e convulsões.
Para que serve o exame de toxoplasmose IgG e IgM?
O exame sorológico de IgG e IgM serve para detectar o estágio de diversas doenças, como a toxoplasmose, rubéola e a infecção pelo citomegalovírus, por exemplo.
Como é possível identificar o IgM na toxoplasmose?
- Assim que um germe novo entra em nosso corpo, nosso sistema imune começa a produzir o anticorpo IgM, que é chamado de anticorpo de fase aguda. O IgM é um anticorpo menos específico, mas que consegue ser produzido em poucos dias. Na toxoplasmose é possível identificar IgM circulante 5 a 7 dias após a contaminação.
Quais os sintomas da toxoplasmose na gravidez?
- Assim como em qualquer outro paciente com sistema imunológico intacto, a toxoplasmose na gravidez não costuma provocar sintomas. Nos raros casos onde há sintomas, os mesmos costumam ser leves e inespecíficos, como febre baixa, cansaço e dor muscular.
Será que a toxoplasmose foi infectada durante a gestação?
- Se o exame apontar que a gestante foi recentemente infectada, é possível que o obstetra solicite o exame de aminiocentese, que serve para identificar se o bebê foi ou não afetado. Os riscos da toxoplasmose na gravidez apenas podem afetar o bebê se a contaminação acontece durante a gestação.
Como ocorre a toxoplasmose congênita?
- Como já explicado exaustivamente, a toxoplasmose congênita ocorre quando mães com sorologia negativa para toxoplasmose (IgG negativo) entram em contato com o parasita durante a gravidez.
⇐ Artigo anterior
Próximo artigo ⇒