Como usar tampouco?
Por Minerva / 2022-05-22
- Como usar tampouco?
- Quando se usa a expressão tampouco?
- O que significa a palavra tampouco?
- Como usar o tão pouco?
- O que é tampouco sinônimo?
- Quando usar tão?
- Qual é o significado da palavra “tampouco”?
- Qual a diferença entre tão pouco e tão pouco?
- Qual o significado da palavra tão pouco na língua portuguesa?
- Qual o sinônimo de também não?

Como usar tampouco?
“Tampouco” é um advérbio empregado para reforçar uma negação expressa anteriormente. Tem sentido equivalente a “também não”, “nem”, “muito menos”. Veja estes exemplos: “O magistrado afirmou que não pode, neste momento, revelar nada sobre o réu, tampouco emitir qualquer opinião sobre o crime que lhe é atribuído.”
Quando se usa a expressão tampouco?
Tampouco é gramaticalmente classificado como um advérbio. Pode ser substituído por expressões como “também não”, “nem”, “sequer” e “muito menos”. Analisando o vocábulo morfologicamente, percebemos que ele é formado a partir de composição por aglutinação, isto é, duas palavras que se unem em uma só palavra: tão + pouco.
O que significa a palavra tampouco?
Significado de Tampouco advérbio Nem; também não: não gosto de laranja, tampouco de tangerina. Muito menos: detesto música eletrônica, tampouco vou aos festivais. [Gramática] Utiliza-se com o intuito de reforçar e intensificar uma negação. Etimologia (origem da palavra tampouco).
Como usar o tão pouco?
A expressão tão pouco significa muito pouco. Pode ser usada para enfatizar a intensidade de algo ou para indicar o grau comparativo de igualdade do adjetivo: tão pouco como. É uma expressão formada pelo advérbio de intensidade tão e pelo advérbio de intensidade ou pronome indefinido pouco.
O que é tampouco sinônimo?
5 sinônimos de tampouco para 1 sentido da palavra tampouco: Serve para reforçar uma negação: 1 muito menos, nem, sequer, também não, tão-pouco.
Quando usar tão?
advérbio Em que grau; de que maneira; em que quantidade; geralmente, utilizado para expressar uma relação de igualdade: tão triste, que me entristecia vê-la; tão caridoso, que emocionava a multidão.
Qual é o significado da palavra “tampouco”?
- Qual é o certo “tampouco” ou “tão pouco”? De acordo com a ortografia brasileira, as duas palavras estão corretas, isso mesmo: as duas existem no nosso vocabulário. Entretanto, apesar da escrita e pronúncias parecidas, as expressões possuem significados diferentes e devem ser utilizadas em situações distintas.
Qual a diferença entre tão pouco e tão pouco?
- Tampouco ou tão pouco. A palavra tampouco e a expressão tão pouco existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. Tampouco é um advérbio e significa também não. Tão pouco significa muito pouco ou pouquíssimo.
Qual o significado da palavra tão pouco na língua portuguesa?
- 0. A palavra tampouco e a expressão tão pouco existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. Tampouco é um advérbio e significa também não. Tão pouco significa muito pouco ou pouquíssimo.
Qual o sinônimo de também não?
- Tampouco: sinônimo de também não. O advérbio tampouco é usado para reforçar ou para repetir uma negação feita anteriormente. É sinônimo de também não, nem, sequer e muito menos. Exemplos com tampouco. Se eu não consigo resolver este problema, você tampouco! Não quero me chatear com sua irmã, tampouco com você.