Como é feito o exame de tomografia com contraste?
Por Tricia / 2022-01-27
- Como é feito o exame de tomografia com contraste?
- Para que serve o exame de tomografia com contraste?
- Quanto tempo dura o efeito do contraste?
- Quando é necessário contraste?
- Quais os efeitos colaterais da tomografia com contraste?
- Quais os riscos da tomografia com contraste?
- Quanto tempo demora uma tomografia com contraste?
- Qual o risco de exame com contraste?
- Quando o contraste para tomografia é recomendável?
- Quando é necessário o uso de contraste?
- Como funciona o contraste radiológico?
- Qual a importância do contraste em exames de imagem?

Como é feito o exame de tomografia com contraste?
Quando usado na tomografia computadorizada, o contraste é feito à base de iodo e, em exames de ressonância magnética, com soluções de compostos de gadolínio. Para a realização do seu exame, poderá ser necessária a administração de meios de contraste iodado por via oral e/ou venosa.
Para que serve o exame de tomografia com contraste?
Os contrastes são substâncias químicas que têm a função de realçar áreas específicas do corpo, delimitando e diferenciando tecidos normais de lesões ou processos inflamatórios, por exemplo. A diferenciação pode ser obtida por alterações de sinal (Ressonância Magnética) ou por opacificação (Tomografia).
Quanto tempo dura o efeito do contraste?
Por quanto tempo o contraste permanece no organismo? Após a ressonância magnética, a substância chega ao sistema urinário, sendo eliminada em até 24 horas. O contraste à base de gadolínio é expelido pela urina do paciente.
Quando é necessário contraste?
O contraste tem sua indicação na investigação de:
- Infecções.
- Inflamações.
- Abscessos.
- Pesquisa de fibrose.
- Investigação, diferenciação, estadiamento e controle de tumores.
- Avaliação de fístulas.
- Estenose ou malformações do trato digestório.
- Motilidade do trato gastrointestinal.
Quais os efeitos colaterais da tomografia com contraste?
2. Efeitos tóxicos da substância
- Pele: dor no local da aplicação, vermelhidão, inchaço ou formação de caroços;
- Estômago e intestino: náuseas, vômitos ou diarreia;
- Rins: redução da formação de urina ou insuficiência renal;
- Cérebro: dor de cabeça, tontura, confusão mental ou convulsão;
Quais os riscos da tomografia com contraste?
Apesar dos seus benefícios, o uso de contraste para exames contém riscos, principalmente de causar efeitos colaterais como reações alérgicas, queda da pressão arterial ou intoxicação dos rins e coração, por exemplo, por isto, só devem ser utilizados em casos específicos, com adequada indicação médica.
Quanto tempo demora uma tomografia com contraste?
A realização da tomografia pode levar de 10-30 minutos, dependendo da área a ser investigada e se é necessária a administração de contraste. Geralmente, o maior tempo gasto durante o exame é para o posicionamento do paciente na mesa e para a administração do contraste.
Qual o risco de exame com contraste?
Apesar dos seus benefícios, o uso de contraste para exames contém riscos, principalmente de causar efeitos colaterais como reações alérgicas, queda da pressão arterial ou intoxicação dos rins e coração, por exemplo, por isto, só devem ser utilizados em casos específicos, com adequada indicação médica.
Quando o contraste para tomografia é recomendável?
- Quando isso acontece, o contraste para tomografia não se faz apenas recomendável, mas sim obrigatório, já que se ele não for administrado, não será possível tirar conclusões acertadas a respeito do exame.
Quando é necessário o uso de contraste?
- Quando é necessário o uso de contraste, o paciente deve ficar de jejum por até 8 horas. Para a tomografia realizada, principalmente na área digestiva, pode ser indicado o uso de laxantes ou enema para limpar o intestino. O tempo de jejum pode variar de acordo com o exame solicitado - consulte quando for agendar.
Como funciona o contraste radiológico?
- O contraste radiológico, utilizado na maioria dos exames de imagem, é uma substância administrada no paciente que permite uma visualização mais detalhada das estruturas internas e dos vasos sanguíneos do corpo humano. O contraste pode ser administrado no paciente por via oral, retal, vaginal e, principalmente, endovenosa.
Qual a importância do contraste em exames de imagem?
- Como dito no início deste artigo, a utilização do contraste em exames de imagem é de fundamental importância, visto que não seria possível examinar determinados órgãos e vasos sanguíneos sem o apoio desse recurso. As imagens dos exames são basicamente geradas de acordo com a densidade do material de composição da estrutura que está sendo observada.