O que significa conhecimento transcendental?
Por Candie / 2022-01-18

O que significa conhecimento transcendental?
Normalmente, conhecimento é o saber sobre um objeto; conhecimento transcendental é o saber sobre como é possível, para nós, experimentarmos estes objetos como objetos.
Quem defendia a transcendência?
O filósofo antigo Platão foi o primeiro a reconhecer a diferença entre uma realidade imanente e uma transcendente em sua Filosofia, pois ele estabeleceu a distinção entre duas realidades: uma realidade material e sensível e outra realidade imaterial e suprassensível.
O que é o fenómeno para Kant?
O termo fenómeno tem um significado específico na filosofia de Immanuel Kant que contrastou o termo com Nómeno na "Crítica da Razão Pura". Fenómenos são a percepção humana do mundo, ao contrário do mundo tal como existe independentemente da percepção humana (das Ding an sich, "a coisa em si").
Qual o significado de transcendental?
- O segundo significado, que vem da filosofia medieval, defende que transcendental se encaixa nas categorias de Aristóteles que foram usadas para organizar conceitualmente o conceito de realidade. Os exemplos básicos de transcendental estão presentes ( insígnia) nas características designadas transcendentais de unidade, verdade, e bondade .
Por que a transcendência se opõe ao transcendental?
- Para Kant, a "transcendência" se opõe ao " transcendental ", é o que jaz além da nossa capacidade de conhecimento legitimamente conhecido. A contra-argumentação de Hegel a Kant foi que, para conhecer a fronteira e estar consciente de que ela é a fronteira, nós já transcendemos a ela.
Qual o papel do conhecimento transcendental?
- Isto é, algo é transcendental se tem um papel no modo como a mente "constitui" os objetos e faz possível, a nós, experimentá-los como objetos em primeiro lugar. Normalmente, conhecimento é o saber sobre um objeto; conhecimento transcendental é o saber sobre como é possível, para nós, experimentarmos estes objetos como objetos.
Qual é o conceito de transcendência?
- É um importante conceito para a filosofia e está na gênese das reflexões sobre o sentido da existência do mundo e da vida humana, desde os filósofos da Grécia Antiga. Transcendência também é tema de grande valor e discussão para a teologia e para as religiões.