O que causa o Torus mandibular?
Por Susy / 2022-01-02
- O que causa o Torus mandibular?
- O que é o Torus Palatino?
- O que significa Tórus mandibular?
- Como é feita a cirurgia de Torus?
- Quais são as características clínicas e histopatológicas do Tórus Palatino?
- Qual é o toro da mandíbula?
- Quais são os tipos de tumores no palato?
- Quais são os tipos de tórus?
- Qual o diâmetro do Palatino?

O que causa o Torus mandibular?
O torus mandibular é uma exostose comum que se desenvolve ao longo da superfície lingual da mandíbula, sendo sua ocorrência relacionada à hereditariedade, função, processo contínuo de desenvolvimento, distúrbios nutricionais, hábitos parafuncionais e fatores ambientais.
O que é o Torus Palatino?
O torus palatino é um crescimento ósseo (exostose), que ocorre na linha média do palato duro. Ainda se discute se discute se sua origem é genética ou de fatores ambientais, como o estresse mastigatório1.
O que significa Tórus mandibular?
Tórus é uma protuberância óssea benigna que pode ser encontrada na região do palato duro ou na superfície lingual da mandíbula.
Como é feita a cirurgia de Torus?
A Cirurgia é feita sob anestesia local, por via intra- oral, geralmente a recuperação é extremamente tranquila. A cirurgia consiste na remoção total do torus e regularizando o osso da região palatina... procedimento rápido e com excelente pós-operatório.
Quais são as características clínicas e histopatológicas do Tórus Palatino?
2.3 Considerações clínicas O toro palatino é considerado plano quan- do se apresenta como uma exostose suave, le- vemente convexa, localizada na linha média do palato duro.
Qual é o toro da mandíbula?
- Tórus mandibularis é um crescimento ósseo na mandíbula, ao longo da superfície mais próxima à língua. Estão habitualmente presentes perto aos pré-molares. Em noventa por cento dos casos, há um toro em ambos os lados.
Quais são os tipos de tumores no palato?
- Via de regra, é considerado benigno e, em grande parte dos casos, não necessita de remoção. Porém, um diagnóstico correto deve ser realizado, pois há outros tipos de “nódulos” ou tumores no palato que são perigosos e que podem, inclusive, colocar a vida do paciente em risco.
Quais são os tipos de tórus?
- Ambos os tipos de tórus são assintomáticos (não doem). Porém, em alguns casos, há indicação de remoção cirúrgica, principalmente quando o paciente usa ou pretende usar próteses que se apoiem na gengiva ( dentaduras e pontes removíveis ).
Qual o diâmetro do Palatino?
- O palatino é uma exostose comum que ocorre na linha média do palato duro. Ainda se discute os fatores envolvidos em seu aparecimento (genética, fatores ambientais…). Dessa forma normalmente são pequenos com no máximo 2 cm de diâmetro, e com o passar dos anos pode aumentando de volume.