Como tratar cisto tireoglosso?

Por Flossi / 2021-10-31

Como tratar cisto tireoglosso?

Como tratar cisto tireoglosso?

O tratamento para o cisto tireoglosso em crianças é exclusivamente cirúrgico e deve ser realizado por um cirurgião pediátrico. Mesmo realizado em uma região delicada como o pescoço, o procedimento costuma ser bastante seguro e eficiente. “A cirurgia é realizada com anestesia geral e sua duração depende de cada caso.

O que causa um cisto tireoglosso?

Os cistos tireoglossoais podem ser resultado do desenvolvimento da glândula tireoide, e estão presentes no nascimento, ocorrendo frequentemente em crianças. Apesar desse nódulo no pescoço (massa) ser mais frequente em crianças, às vezes podem passar despercebidos, não sendo tratados até a idade adulta.

Onde fica o ducto Tireoglosso?

Na nona semana de gestação, quando a glândula tireoide termina de se formar no feto, pode ocorrer uma falha no fechamento do ducto tireoglosso. Esse ducto se localiza desde a base da língua até a linha média anterior do pescoço.

Quais são as possíveis consequências para a saúde de um cisto tireoglosso?

Os cistos podem sofrer infeção e formarem abcessos, com consequente drenagem espontânea ou cirúrgica, resultando na formação de uma fístula. Esta pode apresentar episódios de fechamento e recidiva, com drenagem de líquido que varia de mucinoso a purulento.

Como é a cirurgia para retirada de cisto tireoglosso?

A cirurgia para remoção do cisto tireoglosso envolve retirada de pequena porção de osso, e secção de parte de alguns músculos do pescoço e da base da língua. Pode haver alguma dor nos primeiros dias após a cirurgia, principalmente para engolir. Isto depende do tamanho da lesão e da sensibilidade do paciente.

Quanto tempo demora uma cirurgia de cisto tireoglosso?

Em geral, uma hora de procedimento. Alguns raros casos, pode ser um pouco mais demorada, como os associados a cancer ( podemos ter cancer de tireoide se originando no cisto tireoglosso).

O que significa cisto do ducto Tireoglosso?

O cisto do ducto tireoglosso, conhecido popularmente apenas como cisto tireoglosso, é uma doença congênita (que já se apresenta ao nascimento do bebê). No entanto, este problema costuma tornar-se evidente em crianças em idade pré-escolar e é uma das lesões mais comuns na linha média do pescoço.

Qual o local mais comum do cisto tireoglosso?

O cisto tireoglosso situa-se na linha média do pescoço, em qualquer ponto entre a base da língua e a glândula tireoide. Porém, na maior parte das vezes, ele encontra-se próximo ao osso hióide ou logo abaixo dele.

Quanto tempo demora uma cirurgia de cisto Tireoglosso?

Em geral, uma hora de procedimento. Alguns raros casos, pode ser um pouco mais demorada, como os associados a cancer ( podemos ter cancer de tireoide se originando no cisto tireoglosso).

Qual a origem da glândula tireóide?

  • No entanto, este problema costuma tornar-se evidente em crianças em idade pré-escolar e é uma das lesões mais comuns na linha média do pescoço. “A glândula tireoide desenvolve-se na quarta semana de gestação, junto ao assoalho da faringe, na base da língua.

Quando acontece a migração da tireoide?

  • O normal é que desapareça depois de feita a migração da tireoide, o desenvolvimento acontece durante a quarta semana de gravidez. Quando não acontece de o primórdio da tiroide descer naturalmente a glândula tireoide pode se formar na base da língua e assim ficar como uma massa em qualquer parte da linha média do pescoço no percurso de descida.

Como se desenvolve a tireóide?

  • A tireóide se desenvolve na base do “V” lingual, migrando anteriormente, passando por dentro do osso hióide, até se localizar anterior-mente à traquéia. Os remanescentes do ducto tireoglosso mantêm íntima relação com o corpo do osso hióide, ficando em geral ligeiramente abaixo deste ou, raramente, na base da língua.

Por que as células dão origem à tireoide?

  • As células que dão origem à tireoide estão na região da base da língua e, durante o desenvolvimento embrionário, essas células migram até a região anterior do pescoço. Algumas alterações podem ocorrer durante essa migração das células, dando origem a uma doença congênita, ou seja, que já nasce com o indivíduo, chamada de Cisto Tireoglosso.

Como tratar cisto no pé?

Dicas profissionais

Um excelente tratamento caseiro para aliviar os sintomas do cisto sinovial é aplicar gelo no local... Leia mais

Bobbye . 2021-10-05

Como tratar um cisto no fígado?

Dicas profissionais

O tratamento para cisto no fígado depende do seu tipo e da sua causa, porém, no caso de cisto... Leia mais

Debee . 2022-05-04

Como tratar cisto meniscal?

Dicas profissionais

O tratamento para recuperação do menisco pode ser feito através de cirurgia ortopédica seguida... Leia mais

Kristen . 2021-12-01

Como tratar cisto sinovial na mão?

Dicas profissionais

Cisto sinovial na mão ou pulso: pode surgir na mão, dedos ou punho e o tratamento pode ser a compressão... Leia mais

Christi . 2021-10-18